Para nós, que trabalhamos promovendo o atendimento domiciliar especializado, falar em Home Care é algo cotidiano. Mas ainda há quem não conheça o termo ou o serviço e seus benefícios. Por isso, acreditamos que apresentar um pouco da história do Home Care e suas vantagens seja uma ótima forma de nos aproximarmos.

A assistência médica domiciliar, ou Home Care, como é mais conhecida, é um serviço criado nos Estados Unidos na década de 1980. No início, o Home Care surgiu como resposta à necessidade de desospitalização dos pacientes em um esforço para reduzir os riscos de infecções hospitalares, complicações clínicas e reinternações. Além desses benefícios, hoje sabemos que o serviço ainda tende a reduzir o tempo de recuperação dos pacientes, que se beneficiam da convivência familiar.

No Brasil, o serviço passou a ser oferecido na década de 1990 e está em expansão devido a uma série de benefícios que possibilita a pacientes e familiares. Hoje, emprega mais de 200 mil pessoas e já atendeu mais de 1 milhão de pacientes.

Claro, não basta tirar o paciente do hospital e levá-lo para casa. Para serem tratados adequadamente em casa, os pacientes necessitam de cuidados profissionais e da elaboração de um Plano de Atenção Domiciliar (PAD) que, após uma avaliação minuciosa, determina os recursos necessários no domicílio (como camas especiais, galões de oxigênio etc.), a rotina de execução de exercícios físicos (reabilitação) e o tempo estimado de alta.

Além dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem que acompanham o paciente, a equipe multidisciplinar que empregamos no atendimento domiciliar conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, entre outros profissionais de saúde, para assegurar que os pacientes recebam o melhor tratamento possível durante seu processo de recuperação.

O resultado não é apenas mais conforto e segurança no tratamento, mas melhor qualidade de vida para os pacientes e familiares que não ficam privados do seu convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *